Conheça o passo a passo para começar a vender como afiliado de forma definitiva

O marketing digital sem dúvida é um dos melhores caminhos profissionais para você seguir hoje. Neste artigo eu vou te mostrar passo a passo como começar no marketing digital, como fazer vendas e como ter sucesso nesse mercado de forma definitiva. Vou te apresentar todas as etapas para você começar no marketing digital do zero como afiliado ainda hoje.

Antes de tudo a primeira coisa que você precisa entender (e você pode anotar e colar uma placa na frente do seu computador), é que você precisa da intersecção de três grandes círculos: produto, atração e conversão. O marketing digital não funciona sem isso, se algum dos 3 estiver faltando, não vai funcionar!

Para começar como afiliado primeiramente você irá se cadastrar em alguma plataforma digital, você não possui nenhum vínculo com elas e pode se afiliar a diversos produtos. Existem diversas plataformas como a Hotmart, Eduzz, Monetizze, Braip, Perfect Pay, Ticto, entre outras.

Nessas plataformas você irá escolher um produto para se afiliar, não importa qual. É só cadastrar nome, e-mail, senha e não precisa pagar nada, é muito simples. Só que aí tem outro ponto que é escolher o nicho e o produto.O nicho é o assunto que você vai falar no seu negócio online. Existem estratégias em que você pode trabalhar com diversos nichos, não precisa escolher um só, como o uso do tráfego pago, por exemplo. Mas mesmo assim, se você está começando agora e está com dificuldade escolha apenas um assunto e assim você escolhe produtos de acordo. 

Se tiver com muita dificuldade para escolher, te aconselho entrar dentro das plataformas e pesquisar sobre os produtos, tente encontrar algum que você se identifica. É muito importante verificar a avaliação do produto, para você saber se realmente vale a pena divulgar. Analise também a página de vendas do produtor e veja se ela é de boa qualidade, se ela tem um bom vídeo explicativo e prova social.

Outro ponto para saber se o produto é bom é verificar se existe outros produtos relacionados a este mesmo nicho. E uma coisa que você precisa entender é que você deve escolher um produto que tenha uma proposta “quente”, ou seja, não um produto que passa apenas uma informação, mas sim uma transformação. E o que significa uma transformação?

Por exemplo: Um produto que tenha a seguinte proposta: “Como fazer um bom Design”, é só uma promessa de informação, não é muito quente. Agora um produto que tenha a proposta: “Como ganhar de R$ 5 a 10 Mil reais como Designer mesmo sendo um iniciante”, “Método Único e Simples de criar artes incríveis para o seu negócio”, neste caso podemos considerar como uma prosposta forte e transformadora.

Sobre o preço do produto, no começo escolha produtos mais baratos para divulgar (até R$ 300,00), pois no começo com pouca audiência é difícil quebrar as objeções. E outro bom indicador na escolha do produto é o percentual da comissão, escolha produtos com comissão de pelo menos 40%.

Antes de definir uma fonte de tráfego (atração), precisamos escolher uma zona de conversão.

E o que é a zona de conversão? É como e onde você irá vender esse produto e eu vou te mostrar aqui 4 formas:

1 – Tráfego Direto: é fazer estratégias de tráfego e mandar direto para a página de vendas do produtor. É o sonho de qualquer afiliado, fazer uma divulgação e já mandar para a página de vendas. É uma estratégia boa, só que para isso funcionar bem, você precisa ter alguns pontos equilibrados, como a fonte de tráfego, que é de onde que estão vindo os clientes, e os mesmo precisam ser bem qualificados. Tráfego qualificado é aquele que atrai visitantes ou seguidores que são compradores potenciais do seu produto. Portanto, você deve atrair pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo, aumentando a relevância e o engajamento e as chances de conversão.

2 – Tráfego para Whatsapp: é você trazer as pessoas das suas formas de divulgação (estratégias de tráfego) para o WhatsApp, como por exemplo atrair pessoas pelo Facebook Ads e mandar para o WhatsApp ou do seu perfil do Intagram para o WhatsApp. Ali você conversa com a pessoa, tira dúvidas, quebra objeções e então faz a venda. O WhatsApp é muito bom para se fazer vendas, principalmente para os afiliados que estão iniciando.

3 – Tráfego para Captura: é quando você atrai uma pessoa para um página de captura oferencendo uma isca digital, que pode ser um e-book ou um curso gratuito. Nessa página você vai capturar o nome e o contato da pessoa (Email ou WhatsApp) em troca da recompensa digital. Ao longo dos dias a pessoa começa a receber automaticamente uma sequência de emails. Essa automação é feita através de plataformas de e-mail marketing, como por exemplo a Leads Lovers. Este é o sistema de vendas automáticas que muitos falam.

4 – Ter uma estrutura completa: É você se posicionar online, aparecer, criar conteúdo, criar vídeo, ter o Instagram e as pessoas serão atraídas por sua causa. Esta é a melhor forma para longo prazo, porque isso ajuda a crescer o seu nome como um profissional e as pessoas vão comprar o produto que você for indiciar porque elas confiam em você.

Depois de definir o local onde você irá divulgar seu produto, você agora precisa escolha sua fonte de tráfego (atração do cliente). Se você não atrair as pessoas, você não vai vender, não importa se for um produto excelente e com uma boa oferta.

Comece focando em apenas uma fonte de tráfego até ela funcionar bem, depois você pode mudar para outras fontes. Vou te apresentar agora 7 fontes de tráfego: 

1 – Google Ads e Youtube Ads: é a plataforma do Google exclusivamente para anúncios. Com o Google Ads você consegue ranquear a sua página nos resultados de pesquisas feitas no Google. Ranquear quer dizer que sua página vai aparecer logo nos primeiros resultados quando alguém buscar por questões relacionadas ao tipo de conteúdo que você produz ou o tipo de produto ou serviço que você oferece.

Esses tipos de anúncios são os chamado de rede de pesquisa. Na rede de pesquisa normalmente você deve anunciar para públicos de fundo de funil, ou seja, para aquelas pessoas que já tem intenção de compra, que sabem do seu problema/desejo e como resolver.

Por exemplo, uma pessoa que sabe que para melhorar as artes do seu Instagram ela precisa aprender a usar o Canva ou Photoshop. Então ela pesquisa no Google “Curso de Canva”, “Como aprender a usar o Canva”. E é ai que irá aparecer o anúncio nas primeiras posições relacionado à pesquisa. Veja o exemplo abaixo:

Outra plataforma de grande potencial para anunciar é o YouTube. Os anúncios que aparecem dentro dos próprios vídeos do YouTube são configurados pelo painel do Google Ads. A vantagem é que os anúncios em vídeo chamam muita atenção e têm uma grande taxa de conversão, e você conta com as mesmas ferramentas de segmentação para orientar seus anúncios e atingir o público que você deseja.

2 – Facebook Ads e Instagram Ads: Os anúncios que aparecem no Facebook e Instagram são criados em um mesmo lugar, que é o gerenciador de anúncios do Facebook. São aqueles considerados de topo de funil, ou seja, eles criam um desejo ou geram uma necessidade em produtos que as pessoas ainda não tinham consciência que existiam. Pois diferente do Google, no Facebook ou Instagram o anúncio irá aparecer sem que ela faça uma pesquisa de um produto em específico.

Por exemplo: quando uma pessoa descobre através de um anúncio no feed do Instagram, que ela pode melhorar suas artes e deixar seu perfil bem mais profissional fazendo um curso de Canva X. O desejo e necessidade surgiu após o anúncio.

Depois de criar a necessidade, a pessoa pode pesquisar sobre o produto no Google. Por isso, é interessante que você também esteja lá.

Para gerar resultados no Facebook ads você deve considerar 4 pilares:

  • Landing Page de alta conversão: página específica para a conversão, que pode ser uma página de vendas ou página de captura, por exemplo;
  • Segmentação focada no público comprador: existem alguns tipos de segmentação que você consegue fazer, como: público personalizado, públicos semelhantes, dados demográficos, interesses, comportamentos, idade, sexo, local, idiomas.
  • Anúncio chamativo: o criativo (vídeo ou imagem) e a copy (texto persuasivo) deve chamar atenção para receber o clique;
  • Promessa ou oferta sedutora.

3 – Influenciadores Digitais:  é quando você divulga um produto através de um influenciador. Você pode buscar por influenciadores de 10 mil a 50 mil seguidores. No começo, não é muito recomendável contratar influenciadores com uma quantidade de seguidores muito grande, pois eles podem cobrar muito caro e como você ainda está aprendendo todo o processo do anúncio, você pode ter prejuízo.

Eles costumam fazer divulgação nos stories do Instagram e lá eles podem, por exemplo, divulgar seu link de afiliado ou o número do seu WhatsApp. O bom do influenciador é que o público que o seguem confiam nele, então se ele divulgar seu produto as chances de vendas podem ser altas.

4 – Canal no YouTube: é uma das melhores formas no orgânico. Ele demora um pouquinho para dar resultados em questão de inscritos e visualizações, mas com o tempo se torna algo bastante escalável. Pois você grava um vídeo uma única vez e ele pode te gerar vendas por muito tempo.

5 – Instagram Autoridade: é outra forma de vendas no orgânico muito poderosa e serve para mostrar autoridade. Neste caso, é quando você aparece e mostra vários conteúdos que agregam valor sobre o seu nicho.

6 – Instagram Página: É quando você não aparece, usa uma logo no perfil, cria vídeos e artes sem aparecer. Você também cria conteúdo de valor para engajar seu público.

7 – Vídeo Review: É uma das melhores formas para se começar como afiliado. É quando você grava um vídeo para o Youtube falando sobre um produto, explicando como ele funciona ou se vale a pena comprá-lo. Ao longo do vídeo você vai mostrando o quanto o produto é bom e como ele pode ser transformandor. No meu e-book eu te mostro todo o roteiro de como fazer um vídeo review.

Bom…Espero que este post tenha te ajudado a entender todas as etapas essenciais para se começar neste mercado!

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